Sunday, July 6, 2008

06/06/2008

A chuva encontrou-nos novamente mas seguimos o nosso caminho até Rovinj, sempre acompanhados pela chuva, chegamos à cidade. Tivemos uma merecida “aberta” para conhecer esta cidade com fortes influências venezianas. Tratava-se de uma ilha que foi ligada ao continente com o depósito de terras. O centro da actual península é a igreja de Sta Eufémia, rodeada de casas que por sua vez são rodeadas pelo mar, com ruas que fazem lembrar as imagens de Veneza com ruas que terminam directamente no mar. Rua antigas, íngremes dado que a igreja está no ponto mais alto. Mesmo com mau tempo é uma cidade bonita e a não perder. Continuamos a viagem para Porec, outra cidade com influências venezianas e com outra igreja no centro da cidade. Neste caso trata-se da Basílica de Eufrázio (é um património interessante pela beleza interior da igreja – é património mundial da UNESCO por ser o momento monumento mais bem preservado relativo ao império bizantino.

Terminámos o nosso percurso por terras crotas,... o destino seguinte é Eslovenia.

O nosso objectivo era seguir para a cidade de Postjona. Fizemos cerca de 100 kms e chegamos...mas, um pouco tarde. A ideia era visitar as famosas grutas como o mesmo nome que a cidade, mas a última visita tinha sido às 18h00, ou seja, 15 minutos antes da nossa chegada. Sem outra hipótese, a nossa decisão foi em visitar as grutas pela manhã e pernoitámos no hotel das grutas.

Como era cedo e a capital do país estava a cerca de 50 km’s, fizemo-nos à estrada (e claro, aproveitamos para irmos mais leves, sem carga da mota). Chegamos a Ljubljana.

Percebemos que a cidade é enorme, plana com monumentos grandiosos e com fortes características austríacas. A única elevação da cidade é onde está localizado o Castelo. Aqui percebemos que era 1 cidade diferente, o castelo fechava ás 21h00. Vimos um filme da evolução histórica da cidade assim como a bela vista da torre da edificação. Muito Bonita!!

Outra coisa interessante é a quantidade de jovens na cidade. Viemos a saber mais tarde que a cidade universitária tem uma capacidade de 50.000 estudantes e daí os jovens inundam o centro da cidade. Eles e as suas bicicletas ou mesmo os patins em linha.

Assistimos ao anoitecer e a cidade manteve-se viva e linda. Era 6ª feira e os bares marcavam a sua presença. Sentimo-nos novamente na noite de uma capital europeia.

No comments: