Wednesday, June 4, 2008

31/05/2008

Voltamos ao centro de Split, fomos conhecer as ruas da cidade velha que antigamente faziam parte do palácio do imperador Diocleciano foi a sua residência após a o seu reinado. Grande casa (215m comp e 180m de largura) com quatro entradas Porta de Ouro, Porta de Prata, Porta de Ferro e Brass. Actualmente são varias ruas. No meio das muralhas foi construída a Catedral de St Domnio, a catedral não e grande mas a sua beleza no seu interior e enorme e vale a pena visitar, independentemente dos credos. Entramos na casa do Imperador pela rua principal da cidade velha - RIVA, esta porta tem o nome de Brass, que originalmente estava no mar e que era a fuga do imperador em caso de ataque. Ao entrar pela porta verificamos um local para visitarmos, o Podrum. Tratava-se dos quartos dos criados do Imperador. É impressionante serem quartos, pareciam calabouços. Seguidamente fomos para Trogir, mais uma cidade bonita. Situa-se numa pequena ilha perto do continente, passeamos pelas ruas, pela marginal e pela praça central. Vimos a Catedral de St. Lourenço, a Loggia, a Torre do Relógio e ainda visitamos o Forte e a Torre de St. Marcos. Ainda queríamos ver mais uma coisa hoje, o Parque Nacional Krka, e o parque que protege o rio com o mesmo nome e que tem algumas cascatas convidativas a um mergulho no rio. Na entrada do parque disseram-nos que o ultimo barco para ver as cascatas já tinha saído as 17:00 e eram 17:38. Existe um acesso pedestre de 4km, ainda pensamos nisso mas com sacos de deposito, capacete e casaco desistimos. Tivemos pena, mas não podíamos ficar mais um dia para ver uma cascata. Existia uma outra cascata de acesso por estrada, seguimos para lá. A meio do percurso a estrada passa a ser de cascalho, com uma indicação "estrada cortada" o GPS indicava que faltava 8km. Nada a fazer, que galo! Enfim hoje não era dia de cascatas. Seguimos para Sibenik. Assim que estacionamos vimos um casal de noivos com os seus convidados. Um deles tinha uma bandeira da Croácia muito grande, assim se vê o nacionalismo bem forte. Assim que subimos as escadas para Catedral St Tiago, vimos um novo casal de noivos, lembramo-nos que era sábado. Vimos a Catedral, a Loggia Vecchia, passeamos pelas ruas de Sibenik e fomos dar as portas do Forte St. Miguel. Ainda com um horário de inverno, já estava fechado, novo galo. Cansados e desmotivados, procuramos jantar e seguimos para o camping. Chegamos ao parque de campismo já de noite serrada. Iniciamos a montagem da tenda só com a nossa pequena lanterna, em poucos minutos um sr. alemão muito simpático, veio ter connosco e ofereceu um candeeiro (tipo camping gaz, mas a pilhas, com luz bem potente) facilitou a nossa tarefa. Assim se vê o companheirismo entre campistas. Que bom! Depois de um dia tão cansativo. O dia seguinte previa ser igualmente longo.