Wednesday, June 4, 2008

01/06/2008

Antes de seguir para Zadar voltamos ao forte de St. Miguel onde fizemos um piquenique ao pequeno-almoço com vista sobre a cidade. Deste forte vê-se parcialmente o forte de St.Nicolau(construído na entrada da baia de Sibenik para a defesa de ataques turcos. No total, Sibenik tem 4 fortes, foi uma cidade muito atacada.Zadar esperava por nós. Lá, fomos tomar um café para despertar os espíritos. Passeamos pela cidade e vimos a igreja de St. Donato construída com pedras do Forum Romano que se encontrava a sua frente. Vale a pena visitar pelo facto de ser cilíndrica.. Conhecemos então o Fórum e as escavações arqueológicas, a igreja de St. Crisogono e fomos conhecer algo que já tínhamos visto no YouTube (visitem o site e pesquisem por sea organ ou mesmo por Zadar). Junto ao passeio marítimo encontra-se o orgão do mar, e complicado explicar mas fundamentalmente funciona do seguinte modo, as ondas do mar empurram o ar que esta por baixo do passeio e o som sai pelo buracos que se encontram ao longo do mesmo. O som provocado é único. Contemplamos o mar e deliciamo-nos com os sons. Esta dica foi nos dada pela nossa amiga Sandra Montez, e que dica!Despedimo-nos da cidade e ao tirar a ultima foto, verificamos que o pneu traseiro parecia que não estava bem. Eu (Rui) já andava a achar estranho o modo que a moto curvava. Fomos medir a pressão e estava mesmo abaixo do que devia, voltei a encher para os 2,9 bar e prosseguimos viagem. Se era furo era microscópico.Seguimos pela nova auto-estrada ate cerca de 80km da nossa próxima paragem o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice - Património Mundial da UNESCO desde 1979.Assim que se sai da auto-estrada até ao parque, a estrada mostra-nos uma panorâmica de campo e deixamos de ver mar. As paisagens continuavam espectaculares, com campos florestas exuberante. Sendo diferente dos cartazes turísticos da Croácia. Chegamos ao parque pela porta 1 e percebe-se logo porque e que e património mundial são 16 lagos com pontes pedestres por cima dos mesmos e também bastantes espectaculares cascatas.Impressionante, tantos lagos, quedas de agua, flora e fauna num só espaço. Demoramos cerca de 3:30 a percorrer o parque por um dos percursos (O tempo esperado para o percurso era de 4-6h). Como podem imaginar chegamos ao fim de rastos, mas depois veio o pensamento ainda temos que seguir para Zagreb. Respiramos fundo e prosseguimos os restantes 130km. Chegados ao hotel, descarregamos as malas para duas noites. O nosso guia turístico sugere um restaurante simpático mesmo sendo já 22:00. Era uma forma de ver a cidade a noite. Ate porque o restaurante fica em frente a Catedral.Tivemos sorte. Assim que chegamos ao restaurante disseram que já não podíamos jantar, suplicamos pois já era tarde e estávamos nas lonas. O nosso charme resultou, foi um excelente manjar e o empregado de mesa era super simpático. Saímos do restaurante e o relógio da Catedral tocou as 24:00. Já era dia 02/06/2008 e o Rui celebrava 32 primaveras, eram 24h para festejar.

1 comment:

Kaiser said...

Tanto tempo sem notícias, já estávamos a ficar em cuidados e vocês a divertirem-se.
Parabéns, Rui, pelas primaveras. Estás muito bem conservado.
Parabéns, Tânia, pelo Rui.