Wednesday, June 4, 2008

29/05/2008

Novo dia, nova ilha. Desta vez o nosso destino foi Hvar, saímos tarde do camping ainda não estamos muito treinados e estávamos longe do Ferry para Hvar.No percurso passamos pelo fronteira com a Bosnia, único terreno junto ao mar que a Bósnia tem (são cerca de 20Km), tinham-nos avisado que havia risco de multas ou mesmo de falsos policias. Em termos de multas por excesso de velocidade e provável que ocorram porque o limite de velocidade e muito baixo 60km/h. Tudo correu normalmente. Nem parece que se mudou de pais, no que se refere ao asfalto. Na cidade Bósnia onde passamos (Neum), nota-se muito desenvolvimento, poderá e a única praia do pais.Chegamos a Drvenik, uma povoação pequena e com praias muito convidativas. Tivemos sorte, só esperamos uma hora pelo barco. Após a travessia chegamos a Sucuraj, na ilha de Hvar que fica mais próxima do continente. No percurso de Sucuraj ate Jelsa consegue-se ver a ponta da Península de Pelsejac e a ilha de Korcula, o resto da paisagem da ilha sao arbustos. A estrada até Jelsa é péssima, todo o asfalto e as ondas o que torna a viagem muito cansativa. Depois disso a estrada muda radicalmente, até parece outra ilha.Jelsa e uma cidade pitoresca e pequena oferecendo restaurantes interessantes a beira da marina. Almoçamos e prosseguimos viagem ate a cidade de Hvar. No percurso passamos por Stari Grad - porto onde partem Ferry para Italia e Split. A estrada que segue ate Hvar tem paisagem maravilhosas sobre o Adriático.Hvar surpreende os visitantes pela beleza da sua fortaleza, marina e praça. A cidade e comparada a uma St Tropez. Gostamos tanto do forte e da vista que perdemos a noção do tempo, não perdemos só tempo mas também o barco para Split.A vista do forte e simplesmente espectacular, avista-se toda a cidade, bem como as ilhas em frente - Pakleni.Fomos então descobrir a marina! Não perdemos a oportunidade de actualizar o blogue.

1 comment:

Anonymous said...

Caros Tânia e Rui:
Bela viagem estão a fazer!!!É pena que não tenham tido oportunidade de percorrer a costa Italiana, é demais. Há 4 anos, eu e o Artur fizemos a costa Italiana toda, desde San Remo até Trieste, incluindo a Sicilia e a Sardenha, em suma, a "bota a chutar nas bolas", e adorámos, é lindíssimo. Boa gente, amável, boa comida e nunca tivemos qualquer problema nem auto stop, nada. Mesmo o caos Romano acaba por ter alguma lógica e é aceitável.Para nós, Portugueses, é muito similar, senti-me quase em casa. Foi uma experiencia inesquecível.
Uma boa parte das auto estradas são feitas em túneis, o que é bastante desagradável de mota, especialmente quando estes têm 40 Km, é sufocante!
Continuem a postar, assim conseguimeos ver a Croácia pelos vossos olhos. É fixe, mas deixa uma enorme vontade de voltar à estrada.
Continuação de boa viagem,
Ju