Thursday, June 5, 2008

03/06/2008

Depois do Check-up diário ao pneu, seguimos para o centro da cidade, para conhecer Zagreb. Passamos pelo mercado e que cores tão vivas, bela fruta e não resistimos. Já que não estamos em Portugal para comermos as nossas queridas Cerejas do Fundão (Fruto Selecção), experimentamos as Croatas, são boas mas as nossas são melhores, claro "hehehehe".Visitamos a Catedral e estava aberta, e monumental e tem uns belos vitrais.Conhecemos a baixa, o funicular, vimos a igreja de St. Marcos que esta na praça onde se encontra a Assembleia da Republica Hrvatska (Croata).Também em Zagreb, existe uma torre do séc XII, que desde o Sec XIX dispara um tiro de canhão ao 12:00, tipo BinBen mas mais barulhento, hehehehe. A torre chama-se Lotrscak.Saímos da capital e fomos para Norte, para a cidade de Varazdin, a ideia era termos ido visita-la ontem, mas não deu tempo.A cidade e conhecida pelo seu castelo Stari Grad e as belas ruas da Old Town (estão para serem nomeados património da UNESCO). A cidade e o castelo fazem lembrar as imagens que conhecemos da Holanda, acrescido de o facto dos seus habitantes andarem de bicicleta (na old town o único veiculo autorizado é a bicicleta).Próximo destino Karlovak, a sul de Zagreb (50km). Passando, novamente, pela capital deparamo-nos com uma tempestade que se estava a formar, acompanhada por trovões bem fortes. Começou a chover já perto de Karlovak. A paragem seguinte foi a primeira ponte que apareceu, para nos equiparmos para a chuva.A chuva continuava forte e decidimos seguir directamente para Rijeka. Deixamos a tempestade para trás e passados alguns Km a chuva parou e o céu abriu.Antes de chegar a zona de Kvarner (cuja capital é Rijeka). Passamos por uma área muito bonita, com florestas de Abetos-Brancos e Faia, toda esta área e muito verde, parecendo-se com as imagens que conhecemos da Áustria. A vista era fabulosa, que bela auto-estrada! (A6) Mais tarde percebemos que se tratava do Parque Nacional de Risnjak. Quando voltarmos a Croácia este será um destino a não perder. Passamos de mota por Rijeka e Opatija, com a promessa de regressarmos de manha. Depois de um descanso merecido.